
Saiba quais pontos levar em conta na hora decidir o formato do seu empreendimento

Que o mundo está cada vez mais online, não é novidade. Mas, será que isso anuncia o fim dos negócios presenciais? Ainda vale a pena ter um ponto físico para seu empreendimento? Vamos descobrir!
Segundo uma pesquisa realizada em 2024 pela BigDataCorp, o número de lojas virtuais no Brasil aumentou em 17%, chegando a mais de 1,9 milhão. A pesquisa foi realizada com base em uma amostra de mais de 20 milhões de sites brasileiros. Os dados evidenciam que o digital se expande, mas o modelo de empreendimento presencial não está fadado ao fim.
Antes de qualquer outro passo, é preciso pensar no capital que você dispõe para investir na sua empresa e anotar todos os custos que você terá neste primeiro momento de abertura, comparando os números em relação a uma loja física ou um e-commerce. Depois, é hora de analisar bastante o seu mercado. A jornalista e empreendedora Valéria Alves, sócia-fundadora do Fonte da Mulher Kariri, diz que é importante se perguntar se o seu tipo de negócio funciona bem de maneira virtual ou se o contato cara a cara é indispensável. “O seu tipo de negócio é uma venda de produtos que dá para ser feita através de uma rede social, trabalhando, talvez, através de um afiliado digital, ou você precisa estar ali, tendo contato direto com seu cliente, pessoalmente? Essa análise é crucial para que você tome a melhor decisão”, orienta.
O Fonte da Mulher reúne agora pontos decisivos para você considerar na hora de decidir se vai para o físico ou para o virtual.
Principais vantagens do empreendimento físico:
Proximidade com o cliente: a equipe presencial pode fazer a diferença no atendimento oferecendo um lugar confortável, uma água, um café e fazendo aquela pessoa se sentir confiante;
Experiência de toque, prova do produto, permitindo uma experiência mais completa e fiel;
Mais agilidade em casos de troca de produto e negociação rápida, podendo tirar dúvidas e chegar a resoluções de forma mais rápida.
Principais vantagens do empreendimento virtual:
- Baixo custo operacional;
- Disponibilidade, principalmente no caso de sites, que permitem que a compra possa ser feita nos finais de semana, feriados e em horários que uma loja física não costuma estar aberta;
- Prazo de construção do negócio, já que a estrutura virtual é mais simples de ser construída.
Já sabe qual modelo de negócio escolher? Hoje, independente da escolha, é necessário trabalhar de forma integrada, pois, mesmo que a venda não seja fechada no digital, a presença virtual é crucial para a autoridade e credibilidade de sua empresa.
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Renata Linard – Jornalista